NOTICIAS

Quais so os formatos de arquivo suportados pelo GIMP

Quais so os formatos de arquivo suportados pelo GIMP

Uma das primeiras perguntas que alguém interessado em usar o GIMP faz é: quais são os tipos de arquivos que pode ser abertos e editados no GIMP? Felizmente, a resposta é que praticamente todos os tipos de arquivo de imagem que você precisa são suportados pelo GIMP. 

Você vai notar que, quando você tenta salvar seu trabalho, o GIMP o salva em um formato com uma extensão .xcf, e que nesse formato não é possível abrir com o seu navegador, gerenciador de arquivos ou localizador. 

O formato .xcf é o formato nativo do GIMP. A boa notícia é que ele retém toda a resolução, camadas e outros recursos da imagem, para que possamos, em outro momento, editá-la facilmente. A má notícia é que os arquivos .xcf só podem ser abertos com o GIMP. Portanto, se você quer, por exemplo, publicar a imagem em um site, é necessário salvá-la em um formato compatível.

Salvar uma imagem em outro formato, diferente do .xcf, o nativo do GIMP, é chamado de exportação da imagem.

Para exportar uma imagem, no menu “Arquivo”, selecione a opção “Exportar”, dê um nome à imagem e a extensão do formato que você quiser atribuir a ela. Então, se chamarmos a imagem myimage.jpg , ela será salva no formato JPEG ou se a chamarmos myImage.gif, ela será salva no formato GIF. Na parte inferior da caixa de diálogo, há uma lista suspensa “Todos os arquivos”, na qual você poderá ver todos os formatos suportados pelo GIMP.

Vamos falar sobre os tipos de formatos gráficos mais utilizados atualmente, já que cada um deles tem suas vantagens e desvantagens.

A teoria

Uma imagem é formada por um conjunto de pontos chamados pixels (abreviação de Picture Element, ou elemento de imagem). Portanto, um pixel é o menor elemento de uma imagem digital.

A imagem é formada pela obtenção de pixels da esquerda para a direita e de cima para baixo de tal forma, que o primeiro pixel da imagem é o do canto superior esquerdo; e o último, o do canto inferior direito.

O número de pixels que compõem a imagem, horizontal e verticalmente, é conhecido como definição. Uma imagem de 640 pixels de largura e 480 pixels de altura tem uma definição de 640 por 480 pixels, é comumente considerada uma imagem de 640 x 480.

Por outro lado, a resolução, que às vezes é confundida com “definição”, indica o número de pontos por unidade de área, expressa, geralmente, em pontos por polegada (DPI). Uma polegada é igual a 2,54 cm. A resolução estabelece a relação entre o número de pixels de uma imagem e o tamanho real de sua representação em um meio físico. Para ter uma ideia, uma resolução de 200 DPI tem 200 pixels na horizontal e 200 pixels na vertical em uma polegada quadrada, o que significa 40.000 pixels em uma polegada quadrada. A resolução padrão deve ter 72 DPI. 

As imagens geralmente são salvas em arquivos bitmap. Cada pixel armazena as informações de cor da área da imagem que ocupa. Essas imagens são geradas por scanners e câmeras digitais. A principal desvantagem deste tipo de arquivos é a de escalonar a imagem, à medida que um arquivo desse tipo se torna mais amplo, os pixels aumentam de tamanho, tornando-se cada vez maiores, até que sejam visíveis ao olho humano, e o efeito pixelizado ocorre. Pelo contrário, para reduzir o tamanho de uma imagem, é necessário eliminar os pixels, o que a degrada.

Os formatos de imagem digital armazenam as informações, pixel por pixel. Em cada pixel a cor do mesmo é armazenada. Um número específico de bits é atribuído a cada pixel. Assim, para armazenar 2 cores, é necessário 1 bit por pixel, este é o caso das imagens em preto e branco. Para armazenar 16 cores, são necessários 4 bits por pixel. Para armazenar 256 cores 8 bits. Para cores verdadeiras, 24 bits, com as quais são obtidas mais de 16 milhões de cores diferentes. 

Portanto, quanto maior a resolução da imagem e maior o número de cores, a imagem ficará mais pesada, isto é, ocupará mais espaço na memória e custará mais tempo para carregá-la em um site. Alguns formatos de imagem a comprimem quando ela é salva, para ocupar menos espaço.

Número de bits por pixel

Número máximo de cores

1

1 = 2

2

2 = 4

4

4 = 16

8

8 = 256

16

16 = 65.536

24

24 = 16.777.216

Formatos de arquivo suportados pelo GIMP

Feito por Carlos tutoriais

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.