As melhores alternativas ao WhatsApp em 2019 - Carlos Tutoriais

NOTICIAS

As melhores alternativas ao WhatsApp em 2019

As melhores alternativas ao WhatsApp em 2019

Quando o Facebook comprou o WhatsApp, os usuários receberam a promessa de que seus dados seriam privados, e que não estariam sujeitos à nenhuma das coisas obscuras pelas quais Mark Zuckerberg e sua equipe são conhecidos. Mas com o passar do tempo, cada vez o WhatsApp oferece menos privacidade, em nome de “dados analíticos”.

Já se foram os dias em que você podia confiar no WhatsApp e na sua privacidade, e ter certeza que não teria seus dados extraídos e usado de formas duvidosas. Principalmente, que informações suas poderiam ser facilmente vendidas a anunciantes.

As melhores alternativas ao WhatsApp

Então, se você está receoso de utilizar o WhatsApp, vamos apresentar várias alternativas ao WhatsApp, que contam com mais privacidade e segurança para o usuário.

Lembrando que esses aplicativos foram os que o Oficina da Net escolheu, se você conhece mais algum e o considera bom, não deixe de comentar no final do artigo!

Telegram

O Telegram é talvez a melhor alternativa para o Whatsapp. Para começar, ele basicamente tem todos os recursos comparáveis aos do WhatsApp, como mensagens de voz e vídeo, um sistema de login baseado em números de telefone, figurinhas, emojis, bots de bate-papo, grupos, canais e muito mais. Junto com esses recursos interessantes, o Telegram não é apenas um aplicativo para dispositivos móveis.

Dica: Participe de nosso grupo no Telegram.

Você pode usar o Telegram no Windows, Mac e até mesmo no Linux com o aplicativo para desktop. Como alternativa, o Telegram tem um aplicativo de bate-papo da web para todas as suas necessidades de mensagens. O melhor de tudo, o Telegram conta com criptografia de ponta a ponta, e respeita totalmente a sua privacidade.

Google Play Store | App Store | Web

Skype

O Skype é um aplicativo muito confiável, que permite chamadas de qualidade entre pessoas de qualquer lugar do mundo. Os aplicativos do Skype foram mesclados com o Hotmail ou MSN, e facilitam a conexão com seus contatos por email. Além de dar uma experiência de chamada de alta qualidade, o Skype também permite a troca de mensagens de texto. 

O Skype é diferente do WhatsApp no registro de usuários. Ele não usa seu número de telefone, mas se conecta através de um nome de usuário e email, com proteção por senha. Como um aplicativo de serviço confiável e estável, o Skype é um ótimo substituto para  o WhatsApp.

Google Play Store | App Store | Windows Store

Viber

Este aplicativo é uma boa alternativa ao WhatsApp. Isso porque o Viber é a alternativa mais semelhante ao WhatsApp, pois usa o número de celular para identificar os usuários. O serviço Viber está disponível para Android, Blackberry, iOS, Symbian, Windows Phone, Bada e outros. 

O Viber foi desenvolvido com foco no iPhone. Mas a imensa popularidade que o Viber ganhou com o passar dos anos, chegando a marca de mais de 200 milhões de usuários em todo o mundo, transformou-o em uma potência de mensagens. 

Trocar mensagens e fazer chamadas com o Viber é muito fácil. Registrando-se com um código simples, você pode se conectar com os contatos da sua agenda telefônica que também tem o app instalado em seu smartphone. 

O Viber permite mensagens instantâneas, chamadas e compartilhamento de arquivos com facilidade. O aplicativo disponibiliza mensagens em grupo com até 100 contatos, e o uso de emojis coloridos. O Viber não tem anúncios, é bom no que se refere a privacidade, e é completamente GRÁTIS.

Google Play Store | App Store | Windows Store | MacOS

Line

 

Lançado no Japão em 2011, o Line é bem popular na Ásia. Embora as versões iniciais do aplicativo não incluíssem criptografia de ponta a ponta padrão, seus proprietários ativaram essa função para todas as mensagens, bate-papos em grupo, chamadas de voz e vídeo em agosto de 2016.

Apesar disso, na China o Line atua de acordo com o Governo chinês, proibindo usuários de enviar ou receber palavras que aparecem em uma lista fornecida por autoridades chinesas. 

Google Play Store | App Store | Windows Store

WeChat

WeChat é um aplicativo bastante similar ao WhatsApp, muito usado e muito popular. Segundo um relatório, a plataforma WeChat tem mais de 600 milhões de usuários em todo o mundo, sendo maior do que o número de usuários do WhatsApp. 

O registro do usuário no WeChat é fácil e semelhante ao do WhatsApp ou Viber, usando um número de contato telefônico por meio de um código de verificação. Com o WeChat, você pode se conectar ao seu e-mail e conta do Facebook, permitindo que as pessoas o encontrem facilmente. Além de mensagens, compartilhamento de imagens e bate-papo por vídeo estão disponíveis com o WeChat.

Google Play Store | App Store | Windows Store | MacOS | Web

Chaton

O ChatON é aplicativo de mensagens desenvolvido pela Samsung, de nível básico e sem recursos para chamadas. O aplicativo está se expandindo no mercado. O login é possível com a conta Samsung, ou inserindo seu nome de usuário. 

Após a verificação do número de telefone, o aplicativo irá verificar todos os seus contatos para localizar quem está no ChatON. 

Google Play Store

Signal

O Signal pode fazer praticamente tudo que o WhatsApp faz. Ele usa a conexão de dados do seu telefone para enviar mensagens criptografadas – ou notas de voz, imagens ou vídeos – para pessoas e grupos. Assim como no WhatsApp, o Signal também permite fazer chamadas de voz e vídeo um-para-um.

A criptografia de ponta a ponta do aplicativo significa que qualquer mensagem enviada é transformada em código indecifrável até chegar ao smartphone do receptor, eliminando a chance de um terceiro interceptar a mensagem. Baseado em software livre e de código aberto, o mensageiro criptografado também tem sido freqüentemente favorecido pelo agente da NSA, Edward Snowden. Como o código subjacente do Signal é aberto, ele foi examinado por especialistas em segurança e privacidade. 

Em fevereiro de 2018, o co-fundador do WhatsApp, Brian Acton – que deixou o Facebook em setembro de 2017 – anunciou que o Signal seria expandido para ter sua própria Fundação, uma organização sem fins lucrativos com o objetivo de tornar a comunicação privada acessível a todos.

Google Play Store | App Store | Windows Store | MacOS 

KakaoTalk Messenger

O KakaoTalk Messenger é outro bom aplicativo, e assim como o WhatsApp, permite a troca de mensagens de texto individuais e em grupos, envio de fotos, arquivos de áudio e chamadas. 

Os usuários podem se registrar, verificando o código de 4 dígitos usando o número de telefone, assim como o WhatsApp.

Google Play Store | App Store | Windows Store | MacOS 

Conclusão

O Whatsapp já foi um bom aplicativo no quesito privacidade, e pela maioria dos padrões, ainda é. O Facebook reforçou os recursos, e tornou a plataforma incrivelmente competitiva.

No entanto, essa plataforma vem se tornando uma fonte para a coleta de dados a serem utilizados para fins comerciais, e as pessoas devem considerar seriamente mudar para um dos aplicativos nessa lista.

Cada alternativa ao Whatsapp aqui listado tem suas próprias vantagens e desvantagens. No entanto, uma coisa que todos eles têm em comum é que eles não tem qualquer controle por parte do Facebook.

Esses foram os aplicativos escolhidos pelo Oficina da Net para quem não quer mais usar o Whatsapp.

Se você conhece mais algum mensageiro que funcione de um modo parecido com o WhatsApp, e que não seja controlado pela equipe do Facebook, compartilhe nos comentários abaixo, falando o que você acha mais interessante no mesmo e por que acha que ele deveria ser uma opção.

Feito por Carlos tutoriais

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.